IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Exportações do Japão caem pela primeira vez desde 2016 com aumento dos temores de guerra comercial

Tetsushi Kajimoto

18/10/2018 09h37

TÓQUIO (Reuters) - As exportações do Japão caíram em setembro pela primeira vez desde 2016 uma vez que os embarques para os Estados Unidos e China diminuíram, provavelmente prejudicando o crescimento econômico no terceiro trimestre e aumentando as preocupações com o impacto da intensificação da guerra comercial entre os EUA e a China.

Os dados foram divulgados dias depois de uma pesquisa da Reuters ter mostrado que um terço das empresas japonesas - não só exportadores - foram afetadas pelo conflito comercial entre as duas maiores economias do mundo, e que mais da metade estão preocupadas com as consequências em seus negócios.

As autoridades japonesas também permanecem cautelosas sobre o impacto econômico geral dos conflitos comerciais internacionais. Uma série de desastres naturais que atingiram o Japão aumentou a pressão sobre as fábricas, interrompendo a produção e a distribuição física.

Dados do Ministério das Finanças divulgados nesta quinta-feira mostraram que as exportações japonesas caíram 1,2 por cento em setembro ante o ano anterior, contra um aumento de 1,9 por cento esperado por economistas em pesquisa da Reuters, e após ganho de 6,6 por cento em agosto.

Este foi o primeiro declínio desde novembro de 2016.

Em termos de volume, as exportações caíram 4,8 por cento no ano até setembro, a primeira queda em sete meses.

As exportações do Japão para os Estados Unidos caíram 0,2 por cento no ano até setembro, pressionadas pela queda dos embarques de máquinas para construção e mineração, autopeças e remédios.

(Por Tetsushi Kajimoto)