IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Equipe de Bolsonaro sonda secretários da Fazenda para permanência, Mansueto deixa porta aberta

Mansueto Almeida é o atual secretário do Tesouro Nacional - Alan Marques/Folhapress
Mansueto Almeida é o atual secretário do Tesouro Nacional Imagem: Alan Marques/Folhapress

Por Marcela Ayres

23/10/2018 12h13

BRASÍLIA (Reuters) - A equipe do candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL) sondou secretários da Fazenda para permanecerem no time em seu eventual governo, mas apenas o atual secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, deixou a porta aberta para a possibilidade, disse à agência de notícias Reuters uma fonte com conhecimento do assunto.

Também foram convidados o secretário de Política Econômica, Fabio Kanczuk, e o chefe da assessoria especial do ministro, Marcos Mendes, segundo a fonte, que falou em condição de anonimato.

Kanczuk, inclusive, deixará a Fazenda rumo ao Banco Mundial, o que deve ser anunciado nesta semana. O secretário cumprirá a partir desta terça-feira (23) suas últimas agendas em São Paulo e então entregará o cargo.

Em seu lugar ficará o atual secretário de Promoção da Produtividade e Advocacia da Concorrência, João Manoel Pinho de Mello, que acumulará as duas funções.

Procurada, a Fazenda informou que não comentaria o assunto.

Em julho, o guru econômico de Bolsonaro, Paulo Guedes, já havia indicado à Reuters que poderia manter alguns integrantes da atual equipe econômica do governo do presidente Michel Temer, elogiando Mansueto e o atual presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn.

No fim de semana, Bolsonaro não descartou a possibilidade de manter Goldfajn à frente da autoridade monetária, reforçando que a indicação para o BC será feita junto com Guedes, seu escolhido para ser ministro da Fazenda. Sobre a permanência ou não de Ilan no BC ainda não há definição, segundo fontes ouvidas na semana passada pela Reuters.