IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Nasdaq confirma correção enquanto S&P e Dow apagam ganhos de 2018

Por Caroline Valetkevitch

24/10/2018 18h32

NOVA YORK, (Reuters) - Os índices acionários dos Estados Unidos despencaram novamente nesta quarta-feira (24), confirmando uma correção para o Nasdaq e apagando os ganhos do Dow e do S&P 500 no ano, à medida que previsões decepcionantes de fabricantes de chips e fracas vendas de imóveis alimentaram temores sobre o crescimento dos lucros e da economia.

O índice Dow Jones caiu 2,41%, a 24.583 pontos, enquanto o S&P 500 perdeu 3,09%, a 2.656 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq recuou 4,43%, a 7.108 pontos.

Leia também:

O Nasdaq fechou em queda de 12,4% ante sua máxima recorde de 29 de agosto, com o seu maior declínio percentual diário desde 18 de agosto de 2011.

"É uma grande negociação global de aversão ao risco", disse Paul Zemsky, diretor de investimentos de estratégias e soluções de ativos variados da Voya Investment Management.

"Tivemos alguns obstáculos, como taxas mais altas de juros afetando imóveis e tarifas elevando custos de insumos para fabricantes o que faz os resultados parecerem piores... mas isso não significa que a economia inteira está indo para baixo."

As vendas de novas moradias nos Estados Unidos caíram para perto da mínima de dois anos em setembro e os dados dos três meses anteriores foram revisados para baixo, as últimas indicações de que o aumento das taxas de hipotecas e os preços mais altos estão afetando o mercado imobiliário.

O Federal Reserve disse em seu relatório mais recente sobre a economia que fábricas dos EUA elevaram seus preços em função das tarifas.

As ações foram prejudicadas neste mês por uma série de preocupações, desde maior custo de empréstimos e dos rendimentos dos Treasuries até o Orçamento italiano e eleições parlamentares dos EUA, que ocorrem em menos de duas semanas.

O índice de volatilidade do CBOE, indicador da ansiedade do mercado amplamente monitorado para o S&P 500, saltou 4,52 pontos e fechou a 25,23, maior nível desde 12 de fevereiro. O S&P caiu pelo sexto dia consecutivo.

"Parece haver mais pânico e medo à medida que as vendas continuam", disse Chris Zaccarelli, diretor de investimentos da Independent Advisor Alliance.

(Reportagem adicional de Amy Caren Daniel e Sinead Carew)