IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Usina nuclear Angra 1 será desligada para reabastecimento por 37 dias, diz Eletrobras

Por Isabel Marchenta

24/10/2018 17h36

SÃO PAULO (Reuters) - A Eletronuclear, braço de energia nuclear da Eletrobras, irá desconectar a usina atômica de Angra 1 do sistema elétrico brasileiro para reabastecimento de combustível a partir de sábado (27) em uma operação que deve durar 37 dias, informou a estatal nesta quarta-feira (24).

A usina, em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, soma uma potência instalada de 640 megawatts. Segundo a Eletronuclear, as paradas de abastecimento são programadas com pelo menos um ano de antecedência, levando em conta a duração do combustível nuclear e as necessidades do sistema elétrico.

"Cerca de um terço do combustível nuclear da usina será recarregado. Também serão realizadas atividades de inspeção e manutenção periódicas, além de modificações de projeto, que precisam ser feitas com a unidade desligada", disse a Eletronuclear em comunicado.

A companhia acrescentou que a parada da usina nuclear será realizada "em comum acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e que durante o período em que ela permanecerá desligada ainda serão promovidas inspeções com levantamento de dados visando o alongamento da vida útil da unidade.