Algumas altas adicionais de juros são justificadas, diz vice-chair do Fed
WASHINGTON (Reuters) - O novo vice-chair do Federal Reserve, Richard Clarida, disse nesta quinta-feira que apoiará algumas altas adicionais da taxa de juros como a melhor forma de preservar a atual recuperação dos Estados Unidos ao mesmo tempo em que se protege de qualquer salto na inflação.
Em seu primeiro discurso como o segundo no comando do Fed e a indicação mais recente do presidente Donald Trump, Clarida disse que a economia mostrou sinais de que continua avançando, tornando apropriada a continuidade das altas graduais dos juros que permaneçam "expansionistas", ou estimulando gastos e investimentos.
Recentemente, Trump criticou o Fed por contrariar seus planos econômicos com uma elevação muito rápida dos juros. Clarida, em seu primeiro encontro como vice-chair em setembro, votou a favor do aumento de 0,25 ponto percentual, e agora diz que mais altas são justificadas.
"A política monetária dos EUA permanece expansionista", disse Clarida em comentários no Peterson Institute for International Economics. "Se os dados vierem como espero, eu acredito que algum ajuste gradual adicional nos juros será apropriado."
"Com a economia operando agora em ou próxima de níveis consistentes com os mandatos para inflação e desemprego, os riscos de que a política monetária tenha que se equilibrar agora são mais simétricos e com menor desvio para baixo."
O Fed manteve a taxa de juros baixa em anos recentes em parte para evitar uma queda na inflação que poderia se mostrar mais danosa para o crescimento econômico futuro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.