IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Hyundai Motor tem menor lucro em sete anos pressionado por recalls nos EUA; ações despencam

25/10/2018 14h33

Por Hyunjoo Jin

SEUL (Reuters) - O lucro líquido da Hyundai Motor no terceiro trimestre despencou dois terços, atingido por uma despesa não recorrente de 440 milhões de dólares relacionada a recalls nos Estados Unidos e levando suas ações a fechar em seu menor nível em quase 9 anos.

Os custos inesperados relacionados aos recalls de motores da Hyundai ocorreram logo após a crescente pressão dos EUA para responder às denúncias de veículos pegando fogo.

A dor de cabeça com os recalls se soma a uma infinidade de problemas na Hyundai, que contava com novos utilitários esportivos para promover uma recuperação após cinco anos consecutivos de queda nos lucros anuais decorrentes de vendas fracas nos EUA e China, seus principais mercados.

O lucro líquido trimestral caiu para 269 bilhões de wons (236 milhões de dólares), o menor em mais de sete anos e bem abaixo das estimativas de 831 bilhões de wons, segundo dados da Refinitiv. O lucro operacional caiu 76 por cento, enquanto as vendas aumentaram 1 por cento, para 24,4 trilhões de wons.

As ações da montadora encerraram em queda de 6 por cento, no menor nível de fechamento desde março de 2010. Os papéis da afiliada Kia Motors, que divulgará resultados na sexta-feira, recuaram 5,9 por cento.

A Hyundai também disse que a queda acentuada de moedas de mercados emergentes, como Turquia e Rússia, pesaram sobre seus resultados.

(Por Hyunjoo Jin)