IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Klabin tem lucro menor no 3ºtri, resultado operacional salta

29/10/2018 09h42

SÃO PAULO (Reuters) - A Klabin teve lucro líquido de 104 milhões de reais no terceiro trimestre, uma queda de 73 por cento em relação a igual intervalo do ano anterior, impactado pela queda do real ante o dólar, mas o resultado operacional ajustado da companhia de papel e celulose subiu 66 por cento no período.

Apesar do volume de vendas da empresa ter avançado 1 por cento na comparação anual, a receita disparou 26 por cento, para 2,8 bilhões de reais, impulsionada pela desvalorização do câmbio local e maiores preços de produtos vendidos.

A Klabin teve um resultado operacional medido pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado de 1,25 bilhão de reais ante 750 milhões um ano antes.

Segundo a companhia, o preço médio de venda de celulose de fibra curta no terceiro trimestre subiu 20 por cento na comparação anual e no mercado de fibra longa o incremento foi de 37 por cento. Enquanto isso, o preço de papel kraftliner cresceu 11 por cento.

A companhia afirmou que a sua fábrica de celulose no Paraná (Puma) elevou a produção em 14 por cento no terceiro trimestre na comparação com o mesmo período de 2017, para 404 mil toneladas, um volume "acima de sua capacidade nominal" e que ajudou a reduzir o custo fixo da unidade.

O custo caixa de produção de Puma foi de 628 reais a tonelada, queda de 8 por cento sobre um ano antes. A rival Fibria divulgou dias antes cifra de 584 reais a tonelada e a Suzano apurou 619 reais.

A Klabin encerrou o terceiro trimestre com dívida líquida de 12,8 bilhões de reais, alta de 15 por cento sobre o mesmo período do ano passado. A relação dívida líquida sobre Ebitda ajustado em reais caiu de 4,4 para 3,4 vezes enquanto em dólares o recuo foi de 4,4 para 3 vezes.

(Por Alberto Alerigi Jr, edição Paula Arend Laier)