IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Peso mexicano tem maior queda mundial com desistência de novo aeroporto por presidente eleito

29/10/2018 18h44

Por Sheky Espejo

CIDADE DO MÉXICO (Reuters) - O presidente eleito do México, Andrés Manuel López Obrador, disse nesta segunda-feira que o seu governo vai abandonar as obras de um novo aeroporto de 13 bilhões de dólares, parcialmente construído, na Cidade do México, derrubando os mercados financeiros.

López Obrador disse que sua administração, que toma posse no dia 1º de dezembro, respeitaria os resultados de um referendo que pedia o abandono do projeto atual. Em vez disso, uma base aérea militar no norte da capital será convertida para uso comercial para reduzir o congestionamento do aeroporto atual.

A medida provocou temores de que o político de esquerda possa sacudir a política econômica mais que o esperado e colocar seu governo em confronto com a elite empresarial do país, que ele criticou durante sua campanha eleitoral, mas tentou acalmar após a vitória nas urnas.

Empresas da família do bilionário mexicano Carlos Slim, que já foi o homem mais rico do mundo, colaboraram no design, financiamento e construção do projeto. Fundos de pensão mexicanos também colocaram dinheiro.

O peso do México despencou cerca de 3,5 por cento, abaixo do nível de 20 por dólar depois do anúncio de López Obrador.

As perdas do peso foram as maiores entre as principais moedas nesta segunda-feira e rumava para a pior queda diária desde a eleição de Donald Trump para a presidência dos EUA em novembro de 2016. O índice acionário local <.MXX> caiu mais de 4 por cento, para o menor nível desde o início de 2016.

Os mercados receberam bem a promessa de López Obrador de manter as políticas de ortodoxia fiscal depois da eleição, mas investidores disseram que o cancelamento da construção do aeroporto pode representar uma mudança nos sentimentos em relação ao novo governo.

"A lua de mel pode muito bem azedar antes de ele tomar posse", disse Andrew Stanners, gerente de fundos de mercados emergentes na Aberdeen Standard Investments.

"O aeroporto é a primeira pergunta ao mercado sobre se eles se tornaram um pouco complacentes demais sobre o que uma administração de López Obrador realmente vai significar.

O público foi indagado durante uma consulta pública de quatro dias entre quinta-feira e segunda-feira sobre o destino do novo aeroporto, e López Obrador, que pediu o referendo e foi contra o novo aeroporto, prometeu resultar o resultado.

Cerca de 1 milhão de pessoas, cerca de 1 por cento do eleitorado do México, participou.

(Reportagem adicional de Michael O'Boyle e Miguel Angel Gutierrez)