IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Sondado, Castello Branco descarta assumir Petrobras em primeiro momento, dizem fontes

30/10/2018 16h03

Por Marta Nogueira, Luciano Costa e Alexandra Alper

RIO DE JANEIRO/SÃO PAULO, 30 Out (Reuters) - Roberto Castello Branco, ex-diretor da Vale e ex-conselheiro da Petrobras, foi sondado pela equipe econômica do presidente eleito, Jair Bolsonaro, para o cargo de presidente da petroleira estatal, mas sinalizou em um primeiro momento que declinará do convite, afirmaram duas fontes com conhecimento do tema.

Castello Branco tem se reunido com a equipe de Bolsonaro, liderada pelo economista Paulo Guedes, para contribuir com conhecimentos dos setores de petróleo e mineração, devido à sua ampla experiência no tema.

O nome de Castello Branco, atualmente diretor da Fundação Getulio Vargas (FGV), é o primeiro que desponta em sondagem realizada para presidir a petroleira estatal no governo Bolsonaro.

Ele tem doutorado em Economia pela FGV e pós-doutorado também em Economia pela Universidade de Chicago, segundo seu Currículo Lattes publicado na Internet. A Universidade de Chicago, também frequentada por Paulo Guedes, é considerada uma instituição de linha liberal.

Segundo uma das fontes, Castello Branco teria se colocado à disposição para contribuir com o governo Bolsonaro.

Procurados, assessores de Bolsonaro não comentaram o assunto imediatamente.

(Por Marta Nogueira e Alexandra Alper, no Rio de Janeiro, Luciano Costa, em São Paulo)