IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Pedidos de auxílio-desemprego nos EUA sobem inesperadamente na semana até 10/11

15/11/2018 12h11

WASHINGTON (Reuters) - A quantidade de pedidos de auxílio-desemprego nos Estados Unidos subiu inesperadamente na última semana, mas em três grandes Estados os números foram estimados por causa do feriado do Dia dos Veteranos na segunda-feira, o que pode ter influenciado o indicador.

Os pedidos iniciais de auxílio-desemprego aumentaram em 2 mil, para uma leitura sazonalmente ajustada de 216 mil, na semana encerrada em 10 de novembro, informou o Departamento do Trabalho nesta quinta-feira. Os dados da semana anterior não foram revisados.

Os pedidos caíram para 202 mil na semana encerrada em 15 de setembro, que marcou o nível mais baixo desde novembro de 1969.

Economistas consultados pela Reuters previam que o número de pedidos caísse para 212 mil na última semana.

O Departamento do Trabalho informou que os pedidos na Califórnia, Virgínia e Texas, bem como em Porto Rico e Havaí, foram estimados. Os dados para Carolina do Norte continuam afetados pelo furacão Florence, enquanto a tempestade Michael impactou as leituras na Flórida e Geórgia.

A média móvel em quatro semanas dos pedidos iniciais, considerada uma métrica mais adequada das tendências do mercado de trabalho, subiu 1.500, para 215.250, na semana passada.

O mercado de trabalho norte-americana é visto como perto do pleno emprego, com taxa de desemprego de 3,7 por cento, no nível mais baixo em quase 49 anos, o que vem impulsionando os salários.

O relatório desta quinta-feira ainda mostrou que o número de pessoas que recebiam auxílio-desemprego após uma semana subiu 46 mil, para 1,68 milhão, na semana terminada em 3 de novembro. A média móvel em quatro semanas dos chamados pedidos contínuos subiu 8.750, para 1,64 milhão.

(Por Lucia Mutikani)