IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Cade aprova aquisição do controle da Cesp por Votorantim Energia e canadense CPPIB

16/11/2018 09h46Atualizada em 16/11/2018 10h27

SÃO PAULO (Reuters) - O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou sem restrições a aquisição do controle da elétrica Cesp pela Votorantim Energia e pelo fundo de pensão canadense CPPIB, conforme despacho publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira.

A Votorantim Energia e o CPPIB formaram o Consórcio São Paulo Energia, que foi o único a oferecer uma proposta para adquirir a participação do governo paulista na Cesp em leilão de privatização realizado no mês passado.

O negócio envolverá mais de R$ 3 bilhões e dará ao consórcio uma fatia total de 40,6% na elétrica.

Conforme o Cade, a Votorantim Energia considera a operação uma "oportunidade de negócio em linha com a estratégia da empresa em continuar investindo na geração de energia elétrica renovável no Brasil". Já para o CPPIB, a operação permite "a expansão de sua parceria com a Votorantim Energia e o compromisso de longo prazo da empresa com Brasil".

No caso da Cesp, o negócio representa a continuidade do Plano Estadual de Desestatização (PED) do governo paulista.

Em seu parecer, o Cade disse que, "ainda que pudesse ser aventada uma integração vertical entre os mercados de geração e comercialização de energia, a operação não tem o condão de causar prejuízos à concorrência em razão da baixa participação das requerentes tanto no mercado a jusante quanto no mercado a montante".

(Por José Roberto Gomes)