IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Casa Branca adia novos pagamentos de auxílio agrícola por esperança de acordo com China

11/12/2018 19h24

Por Humeyra Pamuk e Jarrett Renshaw

WASHINGTON/NOVA YORK (Reuters) - A Casa Branca voltou a adiar a segunda rodada de pagamentos de um pacote de auxílio de 12 bilhões de dólares a agricultores prejudicados pela disputa comercial entre a China e os Estados Unidos, em meio a otimismo de que o país asiático retome em breve as suas compras de soja norte-americana, disseram três fontes com conhecimento da questão à Reuters.

O Gabinete de Administração e Orçamento (OMB, na sigla em inglês) do presidente dos EUA, Donald Trump, está segurando a aprovação dos pagamentos devido a receios sobre o custo dos programas e quer ver se as questões comerciais com a China vão se resolver, disseram as fontes, pedindo para não serem identificadas.

"Não é um segredo que o OMB não está extremamente animado com o pacote de auxílio comercial", disse uma das fontes, acrescentando, entretanto, que o pagamento deve ser aprovado depois de um certo "toma lá da cá."

O Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) autorizou em julho o destino de até 12 bilhões de dólares em auxílio aos agricultores e fazendeiros que foram atingidos pelos efeitos do aprofundamento da guerra comercial com a China, um dos maiores compradores dos produtos agrícolas norte-americanos, e a agência delineou os pagamentos pela primeira metade de agosto.

O secretário de Agricultura, Sonny Perdue, disse em 3 de dezembro que o OMB estava deliberando uma segunda rodada do auxílio agrícola e que ele poderia ser definido até o fim da semana.

O representante do USDA, Tim Murtaugh, disse à Reuters na terça-feira que a agência ainda está nos "estágios finais" do processo de aprovação da segunda parcela dos pagamentos.

(Por Humeyra Pamuk and Jarrett Renshaw; Reportagem adicional por Chris Prentice) ((Tradução Redação São Paulo, +5511 5644 7721)) REUTERS IM RS