IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Grupo colombiano Aval recebe pedido de informação dos EUA por negócio com Odebrecht

11/12/2018 21h11

BOGOTÁ (Reuters) - O Grupo Aval, maior conglomerado financeiro da Colômbia, afirmou nesta terça-feira que recebeu um pedido de informações do Departamento de Justiça dos Estados Unidos relacionado com uma investigação sobre um projeto rodoviário que uma filial desenvolveu com a Odebrecht.

O Grupo Aval - controlado pelo magnata Luis Carlos Sarmiento Angulo - não divulgou que tipo de informação foi pedida pelo departamento norte-americano.

Mas a companhia informou que a investigação envolve o projeto rodoviário Ruta del Sol II, da filial Corficolombiana , da Odebrecht e da Cass Constructores. O projeto envolve um contrato de 5 bilhões de pesos (1,574 bilhão de dólares).

"O Grupo Aval informou ao departamento, através de seus advogados nos EUA, que cooperará com a investigação, assim como vem fazendo com outras entidades governamentais", disse o grupo em comunicado.

A Odebrecht está no centro do maior escândalo de corrupção da América Latina desde que reconheceu em 2016 pagamento de propina a políticos e autoridades de uma dezena de países. Na Colômbia, a companhia pagou cerca de 30 milhões de dólares em troca de contratos de infraestrutura, segundo investigações realizadas no país.

A investigação do departamento norte-americano se soma a outras que estão sendo realizadas por autoridades colombianas sobre a Odebrecht ter oferecido propina para obter o contrato, como sobre vários funcionários do Grupo Aval, incluindo Luis Carlos Sarmiento Gutiérrez, filho de Sarmiento Angulo.

(Por Nelson Bocanegra)