IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

ABB confirma conversas com Hitachi sobre negócio de redes elétricas

12/12/2018 13h11

Dec 12 (Reuters) - O grupo de engenharia suíço ABB está em conversas com a japonesa Hitachi sobre seu negócio de redes elétricas, que poderá ser vendido para que a companhia foque em divisões mais lucrativas.

A ABB tem negociado com Hitachi, Mitsubishi Electric Corp e a chinesa State Grid para a venda total ou parcial do negócio, que produz transformadores elétricos e subestações de energia, segundo publicado pela Reuters em novembro.

"A ABB confirma que está atualmente em discussões com a Hitachi para expandir e redefinir a parceria estratégica em redes elétricas entre as duas companhias anunciada em dezembro de 2014", disse a companhia suíça em comunicado.

A ABB, que também produz robôs industriais, pretende se livrar de sua divisão menos lucrativa para focar em áreas como a automação.

"Não há certeza de que alguma transação vai ocorrer, ou, em relação ao momento, estrutura ou termos de qualquer operação", disse a ABB.

As ações da empresa tiveram alta após o comunicado.

Uma fonte familiar com o assunto avaliou em entre 10 bilhões de dólares e 12 bilhões de dólares divisão de redes elétricas da ABB, na qual a empresa poderia manter uma fatia, segundo dizem fontes.

O jornal japonês Nikkei publicou que as empresas estão próximas de um negócio pelo qual a Hitachi pagaria entre 600 bilhões e 800 bilhões de ienes (5,29 bilhões de dólares a 7,05 bilhões de dólares) por uma fatia inicial de 50 por cento no negócio.

Um porta-voz da Hitachi disse que a empresa não está fazendo nenhum anúncio e recusou-se a comentar.

O negócio de redes elétricas da ABB emprega 36 mil pessoas e teve vendas de 10,4 bilhões de dólares no ano passado.