IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Futuros do aço e do minério de ferro caem na China com liquidação global de posições

18/12/2018 09h27

PEQUIM (Reuters) - Os preços do aço e de suas matérias-primas na China caíram nesta terça-feira após uma derrocada mais ampla em ativos de risco, com os investidores permanecendo cautelosos antes da reunião do Federal Reserve, o banco central norte-americano.

O presidente chinês, Xi Jinping, pediu nesta terça-feira a firme implementação de reformas nos termos de Pequim, mas não ofereceu novas medidas específicas em um discurso marcando os 40 anos de liberalização do mercado.

Os futuros do vergalhão de aço na Bolsa de Xangai caíram 0,1 por cento, para 3.435 iuanes (498,16 dólares) por tonelada.

Assessores do governo chinês recomendaram na segunda-feira que o país reduza sua meta de crescimento no próximo ano para entre 6 e 6,5 por cento, conforme obstáculos como a guerra comercial com os EUA aumentam riscos para a economia.

A Fitch Solutions Macro Research disse em nota que espera que o consumo global de aço reduza o ritmo de crescimento em 2019 para 2,2 por cento, ante 4,2 por cento em 2018 e 5,1 por cento em 2017, respectivamente, devido à desaceleração da demanda guiada pelo setor de construção da China, que compensaria uma aceleração em economias desenvolvidas.

A fraca perspectiva de demanda também pesou sobre o mercado de ferrosos chineses.

Os futuros do minério de ferro mais ativo na Bolsa de Dalian, para entrega em maio, cederam após um pico de quase quatro semanas na sessão anterior. O recuo foi de 0,4 por cento, para 486 iuanes por tonelada.

(Por Muyu Xu e Dominique Patton)