IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Vice-chairman do Fed reforça que banco central dos EUA será paciente este ano

Por Jonathan Spicer

14/01/2019 18h12

(Reuters) - O Federal Reserve vai ser paciente ao tomar decisões de política monetária neste ano devido ao bom momento econômico dos Estados Unidos, mas também à desaceleração no exterior, disse o vice-chairman do Fed, Richard Clarida, em uma entrevista a uma emissora de TV nesta segunda-feira.

"Podemos nos dar ao luxo de ter paciência em 2019, há um bom momento", disse ele à Fox Business Network, acrescentando que as autoridades vão decidir sobre os juros a cada reunião nos próximos meses.

O Fed elevou as taxas de juros quatro vezes no ano passado, inclusive em meados de dezembro, quando os formuladores da política previram mais dois aumentos este ano. Desde então, o chairman do Fed, Jerome Powell, e outros enfatizaram uma abordagem mais de esperar para ver diante da volatilidade do mercado e preocupações de que a fraqueza na China, no Japão e na Europa possa afetar negativamente o sólido crescimento dos EUA.

"Muita coisa aconteceu desde a primeira semana de dezembro", disse Clarida, referindo-se ao período de tempo em que as autoridades do Fed fizeram suas últimas previsões. "Vamos analisar, em particular, os desenvolvimentos globais e alguns dos dados globais que estão recuando."

Mas ele acrescentou que a desaceleração no exterior não tem sido "severa" e ele não vê uma recessão "no horizonte".