Vice-chairman do Fed reforça que banco central dos EUA será paciente este ano
(Reuters) - O Federal Reserve vai ser paciente ao tomar decisões de política monetária neste ano devido ao bom momento econômico dos Estados Unidos, mas também à desaceleração no exterior, disse o vice-chairman do Fed, Richard Clarida, em uma entrevista a uma emissora de TV nesta segunda-feira.
"Podemos nos dar ao luxo de ter paciência em 2019, há um bom momento", disse ele à Fox Business Network, acrescentando que as autoridades vão decidir sobre os juros a cada reunião nos próximos meses.
O Fed elevou as taxas de juros quatro vezes no ano passado, inclusive em meados de dezembro, quando os formuladores da política previram mais dois aumentos este ano. Desde então, o chairman do Fed, Jerome Powell, e outros enfatizaram uma abordagem mais de esperar para ver diante da volatilidade do mercado e preocupações de que a fraqueza na China, no Japão e na Europa possa afetar negativamente o sólido crescimento dos EUA.
"Muita coisa aconteceu desde a primeira semana de dezembro", disse Clarida, referindo-se ao período de tempo em que as autoridades do Fed fizeram suas últimas previsões. "Vamos analisar, em particular, os desenvolvimentos globais e alguns dos dados globais que estão recuando."
Mas ele acrescentou que a desaceleração no exterior não tem sido "severa" e ele não vê uma recessão "no horizonte".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.