IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Desaceleração da inflação da zona do euro em dezembro é confirmada

17/01/2019 08h58

BRUXELAS (Reuters) - A inflação na zona do euro desacelerou em dezembro a 1,6 por cento sobre o ano anterior enquanto os núcleos permaneceram em níveis baixos, informou nesta quinta-feira a agência de estatísticas da União Europeia, confirmando suas estimativas preliminares.

Os números finais confirmam que a inflação se afastou da meta do Banco Central Europeu de uma taxa abaixo mas próxima de 2 por cento, complicando os planos de uma possível elevação dos juros este ano.

A Eurostat informou que os preços no bloco de 19 países avançaram 1,6 por cento em dezembro sobre o ano anterior, ante 1,9 por cento em novembro. Na comparação mensal, o índice ficou estável, como esperado pelos mercados.

O núcleo da inflação, observado pelo BCE para suas decisões de política monetária e que exclui os preços voláteis de energia e alimentos, permaneceu em 1,1 por cento em dezembro, disse a Eurostat, confirmando estimativa anterior e as expectativas dos economistas.

Um indicador ainda mais restrito que exclui energia, alimentos, álcool e tabaco também permaneceu em 1,0 por cento.

O BCE prometeu em dezembro manter os juros nos níveis baixos recordes "até" o verão (do hemisfério Norte), mas o crescimento mais baixo e a inflação fraca levaram muitos economistas a prever que não haverá aumento de juros este ano.

(Reportagem de Francesco Guarascio)