IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Produção dos EUA e economia global fraca desafiam mercado de petróleo em 2019, diz IEA

18/01/2019 11h26

Por Dmitry Zhdannikov

LONDRES (Reuters) - O crescimento da produção de petróleo nos EUA, combinado com a desaceleração da economia global, colocará os preços da commodity sob pressão em 2019, desafiando a decisão da Opep de apoiar o mercado com cortes na produção, afirmou a Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês) nesta sexta-feira.

A IEA, que coordena as políticas de energia das nações industrializadas, disse que está mantendo a estimativa de crescimento da demanda de petróleo para este ano inalterada em 1,4 milhão de barris por dia, perto dos níveis de 2018.

"O impacto do aumento dos preços do petróleo em 2018 está diminuindo, o que ajudará a compensar o menor crescimento econômico", disse a IEA, com sede em Paris, em seu relatório mensal.

O petróleo subiu acima de 85 dólares por barril no segundo semestre de 2018 devido à preocupação com a redução do fornecimento do Irã devido às novas sanções dos EUA.

Mas caiu para 50 dólares no final de 2018 devido a uma desaceleração econômica e ao aumento da oferta nos EUA, levando o grupo de produtores Opep a cortar a produção em um esforço para manter os preços acima de 60 dólares.

A IEA informou que o fornecimento global de petróleo no mês passado caiu em 950 mil bpd, cerca de 1 por cento, liderado pela menor produção da Opep, mesmo antes do novo pacto de corte de fornecimento da organização entrar em vigor em janeiro.