IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Onyx diz que definição da reforma da Previdência deve ocorrer nas próximas semanas

23/01/2019 17h26

BRASÍLIA (Reuters) - O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, disse nesta quarta-feira que a definição da proposta da reforma da Previdência deve ocorrer nas próximas semanas.

Em entrevista sobre as metas dos primeiros 100 dias de governo, Onyx disse que o presidente deve tratar do assunto novamente na sexta-feira, quando estará de volta da viagem a Davos, na Suíça, onde participa do Fórum Econômico Mundial, e também depois da cirurgia a que deve se submeter para a reversão da colostomia.

“Nós deveremos, muito provavelmente, dentro das próximas semanas ter uma definição de qual será a proposta da nova Previdência”, disse o ministro da Casa Civil a jornalistas.

Segundo ele, o governo estuda uma série de alternativas e caberá ao presidente Jair Bolsonaro a escolha de quais delas integrarão a proposta do governo.

O ministro lembrou que o prazo de apresentação também dependerá do presidente, mas destacou que o governo tem compromisso com o equilíbrio fiscal.

Na última sexta-feira, o secretário de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho, afirmou que o governo estava decidido a aproveitar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) encaminhada ao Congresso pelo ex-presidente Michel Temer.

Em coletiva no Planalto, Marinho sinalizou que o governo apresentaria uma emenda ao texto já posto, e que a reforma deveria ser apresetanda na segunda semana de fevereiro.

Dias antes, o próprio Onyx afirmou, após reunião com o ministro da Economia, Paulo Guedes, que a proposta de reforma seria apresentada ao presidente no último domingo, sem fornecer detalhes. A ideia, segundo o ministro, era que o presidente usasse a viagem a Davos para discutir o tema para bater o martelo sobre o texto na volta.

(Reportagem de Maria Carolina Marcello)