IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Nikkei fecha com alta mas ganhos são limitados após discurso de Trump

Ayai Tomisawa

06/02/2019 07h38

TÓQUIO (Reuters) - O índice japonês Nikkei fechou em alta nesta quarta-feira com os mercados reagindo pouco ao discurso do Estado da União do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enquanto a atenção permanecia sobre os resultados corporativos.

A Toyota Motor Corp passou a operar em território negativo após a montadora ter cortado sua perspectiva de lucro líquido anual durante a parte final do pregão. A ação terminou com baixa de 0,7 por cento.

O Nikkei teve alta de 0,1 por cento, a 20.874,06 pontos.

Em um discurso de 82 minutos, Trump afirmou que quer um sistema de imigração nos EUA que seja "confiável, legítimo, moderno e seguro", enquanto continua a busca a financiamento para um muro na fronteira rejeitado pelos democratas.

Os mercados estavam focados em se havia comentários específicos sobre os acordos comerciais entre EUA e China. Da China à Venezuela, Trump dedicou uma grande parte de seu discurso à política externa, dizendo que um acordo comercial é possível com a China se Pequim concordar com uma "mudança estrutural real".

"Como a referência dele à disputa comercial não teve detalhes, os investidores acharam difícil tomar posições", disse Yoshinori Shigemi, estrategista global de mercado no JPMorgan Asset Management.

. Em TÓQUIO, o índice Nikkei avançou 0,14 por cento, a 20.874 pontos.

. Em HONG KONG, o índice HANG SENG permaneceu fechado.

. Em XANGAI, o índice SSEC não abriu.

. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, não teve operações.

. Em SEUL, o índice KOSPI ficou fechado.

. Em TAIWAN, o índice TAIEX não abriu.

. Em SINGAPURA, o índice STRAITS TIMES não teve operações.

. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 avançou 0,34 por cento, a 6.026 pontos.