IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Petrobras eleva preço da gasolina na refinaria ao maior nível em mais de 3 meses

Por Roberto Samora

19/02/2019 18h26

SÃO PAULO (Reuters) - A Petrobras elevará em cerca de 2,3% o preço médio da gasolina em suas refinarias a partir de quarta-feira (20), para R$ 1,6337 por litro, o maior nível em mais de três meses, enquanto o diesel seguirá sem alteração, segundo informações no site da companhia nesta terça-feira (19).

O valor médio da gasolina será o mais alto desde 14 de novembro, quando a Petrobras comercializou o combustível fóssil a R$ 1,6616 por litro.

Esse é o preço cobrado nas refinarias. Isso não significa necessariamente que as mudanças chegarão ao consumidor final na bomba. Os postos são livres para aplicar ou não o reajuste, e na porcentagem que desejarem.

A estatal vem aumentando seus preços frequentemente em fevereiro, no embalo das cotações do petróleo, uma boa notícia para os produtores de etanol do Brasil.

O preço do petróleo nos EUA subiu quase 25% até agora no ano, sendo negociado nesta terça-feira no maior nível desde novembro do ano passado, com o mercado preocupado com os efeitos de corte na oferta pela Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo). Já o mercado futuro da gasolina nos EUA registra alta de quase 20% em 2019.

Os reajustes da Petrobras podem ocorrer em qualquer intervalo de tempo, em meio a uma política de preços que busca seguir a paridade internacional.

A companhia utiliza para cálculo indicadores como câmbio e barril do petróleo, além de mecanismos de hedge para aliviar a frequência dos reajustes.

Veja dicas para economizar combustível no seu carro

UOL Carros