IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

BCE faz preparações rápidas para novos empréstimos bancários, diz ata

21/02/2019 11h07

FRANKFURT (Reuters) - As autoridades do Banco Central Europeu adotaram uma visão pessimista sobre a economia da zona do euro em sua última reunião de política monetária e pediram por análises rápidas sobre os benefícios de conceder empréstimos mais baratos aos bancos, mostrou a ata da reunião nesta quinta-feira.

Com o crescimento inesperadamente fraco pelo terceiro trimestre consecutivo, as autoridades estão cada vez mais preocupadas com o fato de que a incerteza global está atrapalhando a recuperação da zona do euro, desfazendo anos de trabalho do BCE para impulsionar o bloco.

De fato, o BCE no mês passado rebaixou sua perspectiva de crescimento, um forte indício de que um aumento dos juros sinalizado para o quarto trimestre está quase certamente fora de questão e o próximo movimento do banco central provavelmente seja para fornecer mais estímulo, não menos.

Embora o BCE tenha acabado de encerrar o programa de compra de 2,6 trilhões de euros em ativos para estimular o crescimento, o banco agora está se preparando para dar aos bancos mais empréstimos de longo prazo para garantir que o crédito flua para a economia mesmo durante a desaceleração.

Embora as autoridades na reunião de janeiro tenham argumentado que qualquer ação desse tipo, chamada de operações de refinanciamento de longo prazo, deveria servir a propósitos de política monetária, eles pediram que a equipe do BCE comece a trabalhar em tal proposta.

"Embora quaisquer decisões a esse respeito não devam ser tomadas com muita pressa, as análises técnicas necessárias para preparar opções de política monetária para futuras operações de liquidez precisam ser realizadas rapidamente", disseram as autoridades.

Com os membros do conselho do BCE Benoit Coeure e Peter Praet discutindo abertamente uma nova Operação de Refinanciamento de Longo Prazo, a questão real é sob quais termos os empréstimos serão fornecidos.