IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Representante de Comércio dos EUA diz que cartilha da OMC está desatualizada e precisa de mudança

12/03/2019 11h49

WASHINGTON (Reuters) - A Organização Mundial do Comércio (OMC) está usando uma cartilha "desatualizada" apesar de mudanças dramáticas, incluindo o crescimento da China e a evolução da internet, disse o representante de Comércio dos Estados Unidos, Robert Lighthizer, em depoimento ao Congresso nesta terça-feira.

As declarações do principal negociador comercial dos EUA são as primeiras desde que o governo norte-americano disse na OMC que os EUA não permitirão que o organismo internacional dite a política comercial e desde que defendeu o uso pelos EUA de tarifas para pressionar os parceiros comerciais, incluindo a China.

A "OMC ainda opera amplamente sob a mesma velha cartilha do início da década de 1990", disse Lighthizer. "Ela agora está desatualizada".

Lighthizer disse que os EUA estão, apesar disso, trabalhando "diligentemente" para negociar novas regras da OMC para lidar com esses problemas.

"Tomamos esses passos não para prejudicar a OMC, mas para garantir que ela continue relevante em um mundo em rápida mudança", disse ele.

Os EUA argumentam há anos que os juízes da OMC rompem sistematicamente com os padrões e excedem seus mandatos, impondo novas obrigações aos membros.

(Por David Lawder)