IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Juros soberanos da Grécia batem mínima em 13 anos com aperto em spreads de bônus na zona do euro

08/04/2019 13h34

Por Abhinav Ramnarayan

LONDRES (Reuters) - Os rendimentos dos bônus de 10 anos da Grécia atingiram o menor nível em 13 anos nesta segunda-feira, com o noticiário animador impulsionando o ânimo e taxa zero dos títulos alemães (Bunds) conduzindo investidores a investimentos mais arriscados.

A maioria dos "yields" da zona do euro opera agora com spreads mais apertados, à medida que os investidores diminuem o espectro de crédito para obter algum rendimento, com os juros alemães de 10 anos ficando em torno de zero antes da reunião do Banco Central Europeu (BCE), na próxima quarta-feira.

Esse efeito foi ampliado no mercado de títulos da Grécia, à medida que a recuperação da crise de dívida continua. Na sexta-feira, os ministros das finanças da zona do euro concordaram em desembolsar 970 milhões de euros (1,09 bilhão de dólares) em subsídio à Grécia como parte de um programa pós-resgate, disseram autoridades da zona do euro.

Além disso, autoridades disseram à Reuters que a Grécia planeja outra incursão nos mercados de bônus nos próximos meses para quitar até 4 bilhões de euros de empréstimos com juros altos para o Fundo Monetário Internacional (FMI).

"Nós gostamos da história da Grécia, e você está recebendo um spread de 350 pontos básicos sobre a Alemanha, o que é muito favorável", disse Iain Stealey, chefe internacional de renda fixa da J.P. Morgan Asset Management, um dos maiores fundos do mundo.

Ele disse que o fundo tem investido na Grécia há cerca de um ano e que vê valor em títulos do governo grego, bem como títulos cobertos emitidos por bancos do país.

"Provavelmente ainda há problemas para a Grécia no longo prazo, mas a maior parte da dívida está no lado público, o que nos dá conforto", disse ele, referindo-se ao fato de que os maiores credores da Grécia são de longe os fundos de resgate da zona do euro ESM e EFSF.

Nesta segunda-feira, o rendimento do título de 10 anos da Grécia caiu abaixo da marca de 3,50 por cento pela primeira vez desde janeiro de 2006, em baixa de cerca de 5 pontos-base no dia, a 3,48 por cento .

Vários outros títulos soberanos na zona do euro também estão se beneficiando do ambiente de baixos "yields".

As preocupações com a economia europeia, em particular a da Alemanha, foram agravadas pela preocupação política em torno do Brexit e pela expectativa pelas próximas eleições parlamentares europeias, à medida que os investidores migram para a segurança da dívida soberana.