IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Walmart México pressiona fornecedores sobre preços, forçando alguns a abandonar Amazon

08/04/2019 11h44

CIDADE DO MÉXICO (Reuters) - A unidade do Walmart no México penalizou empresas de alimentos que distribuem mantimentos para a rival Amazon, pressão que forçou alguns a retirar seus produtos da maior varejista online do mundo, disseram quatro fontes familiarizadas com o assunto.

As táticas duras surgem quando os dois gigantes batalham pela supremacia em um de seus mercados estrangeiros mais importantes, um dos quais o Walmart atualmente domina.

O Walmart, no ano passado, exigiu descontos de empresas do setor alimentar cujos produtos estavam com o preço mais baixo no site mexicano da Amazon, disseram as fontes, apesar de os fornecedores não terem voz na decisão da varejista de Seattle para superar o Walmart em preço.

Dois fornecedores disseram à Reuters que tiraram rapidamente suas marcas da Amazon, com medo de ameaçar o relacionamento com o Walmart do Mexico. As empresas, que vendem produtos comuns, disseram que o Walmart responde por mais da metade das vendas de supermercados no México.

O Walmart não discutiria sua concorrência com a Amazon no México nem as alegações feitas pelos fornecedores. A empresa disse à Reuters que não dita com quem os fornecedores podem fazer negócios. Mas reconheceu que sempre pressiona pelos preços mais baixos, particularmente se os concorrentes estão dando a compradores um melhor negócio.

"Nunca poderíamos dizer a ninguém que eles não podem vender para outra pessoa", disse Ignacio Caride, diretor de comércio eletrônico do Walmart México, à Reuters.

"Se achamos que há uma oportunidade para reduzir nossos preços, porque vemos melhores preços em outros varejistas, vamos negociar esse acesso", disse ele.

A empresa disse em um comunicado que pretende oferecer os preços mais baixos possíveis para beneficiar os consumidores, e não subsidia perdas para alguns produtos com receitas de outros.

A Amazon se recusou a comentar.

(Por Daina Beth Solomon)