IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

JPMorgan tem lucro acima do esperado no 1º tri

12/04/2019 10h04

Por Elizabeth Dilts e Siddharth Cavale

(Reuters) - O JPMorgan Chase & Co divulgou nesta sexta-feira um lucro trimestral melhor do que o esperado, aliviando preocupações de que uma desaceleração no crescimento econômico poderia pressionar seus resultados.

O maior banco dos Estados Unidos em ativos mostrou força em seus negócios no primeiro trimestre, guiado pelo que o seu presidente-executivo, Jamie Dimon, descreveu como um sólido crescimento da economia norte-americana, inflação moderada e forte confiança dos consumidores e das empresas.

O JPMorgan disse que o lucro líquido subiu para um recorde de 9,18 bilhões de dólares, ou 2,65 dólares por ação, no trimestre encerrado em 31 de março, ante 8,71 bilhões de dólares, ou 2,37 dólares por ação, um ano antes.

Analistas estimavam lucro de 2,35 dólares por ação, de acordo com dados IBES da Refinitiv.

Os empréstimos na divisão de banco de varejo subiram 4 por cento de um ano atrás. De modo geral, a receita cresceu 4,7 por cento, para 29,85 bilhões de dólares.

Analistas esperavam uma receita de 28,44 bilhões de dólares, de acordo com dados IBES da Refinitiv.

A margem financeira líquida (NIM, n sigla em inglês) subiu apenas 0,02 ponto percentual em relação ao quarto trimestre, um ritmo mais lento de melhora do que nos dois trimestres anteriores.

Os investidores temem que as margens possam ter atingido o pico para os bancos, uma vez que o Federal Reserve, banco central dos EUA, sinalizou que é improvável que aumente as taxas de curto prazo este ano e que o spread entre as taxas de curto e longo prazos tenha diminuído.

No segmento de banco comercial, o JPMorgan fez uma provisão de 90 milhões de dólares para perdas com crédito no primeiro trimestre, principalmente por causa das reduções na capacidade de crédito do que chamou de tomadores comerciais e industriais "selecionados".

Na divisão de mercados de capitais do banco, a subscrição de ações caiu 13 por cento e as receitas com negociação de bônus cedeu 8 por cento na comparação ano a ano.

O resultado do JPMorgan abriu a temporada de resultados dos grandes bancos nos EUA e é bastante monitorado por investidores em busca de pistas sobre a saúde da economia norte-americana e do sistema financeiro.

A resultado da intermediação financeira (NII na sigla em inglês) subiu 8 por cento, para 14,60 bilhões de dólares, apoiado em aumentos das taxas de juros desde o primeiro trimestre do ano passado.

(Reportagem adicional de David Henry e Matt Scuffham)