IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Reservas mexicanas de petróleo e gás caem pelo sexto ano consecutivo

12/04/2019 17h25

Por Adriana Barrera

CIDADE DO MÉXICO (Reuters) - As reservas comprovadas de petróleo e gás do México diminuíram pelo sexto ano consecutivo, segundo dados neste início de 2019, ressaltando o tamanho do desafio do novo governo do país, que tenta recuperar a produção da estatal Petroleos Mexicanos (Pemex), que passa por problemas.

Na comparação anual, as reservas comprovadas de hidrocarbonetos do país caíram em 6,9 por cento, para 7,9 bilhões de barris de óleo equivalente (boe), mostraram nesta sexta-feira dados da Comissão Nacional de Hidrocarbonetos (CNH) do México.

O recuo foi levemente menor que no ano anterior, mas significa que o total das reservas é agora fixado em menos de metade do que a nação possuía em 2006, segundo dados da CNH.

O governo do novo presidente, Andrés Manuel López Obrador, prometeu alavancar a produção petrolífera em cerca de 50 por cento e mudar o destino da Pemex nos seis anos de seu mandato.

Até agora, no entanto, grande parte da atenção do mercado financeiro permanecera nas dívidas financeiras da petroleira, que totalizavam bem mais de 100 bilhões de dólares ao final do ano passado, tornando a Pemex uma das empresas de petróleo mais endividadas do mundo.

López Obrador disse em coletiva de imprensa nesta sexta-feira que a Pemex é uma companhia "forte" e que não enfrenta escassez de fundos.

A maior parte das reservas comprovadas de petróleo e gás do México pertence à Pemex. Uma parcela relativamente pequena representa descobertas de produtores privados, após uma reforma legislativa de 2013/14 permitir que eles operem campos por conta própria.

As reservas provadas de petróleo recuaram 6,2 por cento ante o ano passado, para 6,1 bilhões de barris, enquanto as de gás caíram 3,7 por cento, para 9,7 trilhões de pés cúbicos, informou a CNH.