IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Gestora de private equity do Itaú compra fatia em holding da WiseUp por R$200 mi

15/04/2019 15h57

Por Gabriela Mello

SÃO PAULO (Reuters) - Gestora de private equity do Itaú Unibanco, a Kinea Investimentos comprou uma participação minoritária na Wiser Educação, dona da rede de escolas de idiomas WiseUp, por 200 milhões de reais.

Como parte da negociação, que durou cerca de seis meses, os empresários Flávio Augusto da Silva e Carlos Wizard Martins, que detinham 65 e 35 por cento da holding, respectivamente, diluíram suas participações.

"Todo mundo foi diluído igualmente", afirmou Silva em entrevista à Reuters nesta segunda-feira, sem informar os percentuais.

Do total obtido com a venda, 130 milhões de reais dos recursos serão distribuídos aos sócios e os 70 milhões de reais remanescentes serão destinados a investimentos em novos projetos ou aquisições, contou o empresário, que é fundador da WiseUp.

"Monitoramos o mercado e temos vários parceiros avaliando oportunidades em tecnologia e educação, mas a prioridade antes de uma aquisição é financiar em até 100 por cento a abertura de 300 franquias nos próximos 3 anos", disse.

De acordo com Silva, a Wiser Educação tem geração de caixa suficiente para bancar esse projeto, que exigirá um investimento total de 120 milhões de reais em três anos.

Em 2018, a holding faturou 161 milhões de reais, quase 24 por cento mais ante 2017. Só no primeiro trimestre deste ano, a receita da Wiser Educação cresceu 30,6 por cento na comparação anual, para 64 milhões de reais.

"Apesar da macroeconomia ter influência nos negócios, somos uma empresa brasileira com 24 anos de atuação e estamos acostumados com oscilações... Acabamos aprendendo a navegar nesse mar", afirmou Silva sobre as perspectivas para 2019.

(Por Gabriela Mello)