IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Vice-presidente financeira da Best Buy se tornará nova CEO

15/04/2019 11h25

(Reuters) - A Best Buy nomeou nesta segunda-feira a vice-presidente financeira Corie Barry como a próxima presidente-executiva da empresa, a primeira mulher a liderar a varejista de eletrônicos de consumo em sua história de 53 anos.

Ela se tornará a quinta CEO da Best Buy, depois de assumir o cargo de Hubert Joly, que se demite em junho para se tornar o presidente-executivo do conselho.

Joly foi contratado da empresa de viagens Carlson Wagonlit em 2012 para dar uma reviravolta na Best Buy, que havia sido perseguida pela queda das vendas nas lojas e por uma batalha de aquisição com o fundador Richard Schulze.

Os esforços de Joly têm sido bem sucedidos, com as ações da empresa tendo subido quatro vezes em valor durante seu mandato.

Ele também foi responsável por combater a concorrência da Amazon e de outros varejistas online, reforçando o próprio site da empresa, as opções de entrega e os serviços de suporte técnico.

As vendas totais nas lojas da Best Buy aumentaram pelo menos nos últimos três anos consecutivos.

A próxima presidente-executiva Barry também desempenhou um papel importante na reviravolta da empresa, tendo ingressado em 1999, ocupando vários cargos financeiros e operacionais até se tornar vice-presidente financeira em 2016.

"Ela é uma pensadora estratégica que ajudou a desenvolver o plano de recuperação com o atual presidente-executivo, Hubert Joly, e está ao seu lado preparando o futuro", disse Joseph Feldman, analista da Telsey Advisory Group.

"Se alguma vez houve uma vice-presidente financeira adequada para ser presidente-executiva, é a Sra. Barry".

(Por Uday Sampath e Nivedita Balu em Bangalore)