IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Dólar avança ante real após adiamento da votação da Previdência na CCJ

16/04/2019 10h39

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar avançava ante o real nesta terça-feira, após adiamento da votação da reforma da Previdência na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, e monitorando a esperada reunião entre membros do governo e a Petrobras após intervenção no reajuste do preço do diesel no fim da semana passada.

Às 12h20, o dólar avança 0,56 por cento, a 3,8913 reais na venda. Na máxima, a cotação bateu 3,8970 reais.

Na véspera, a divisa fechou com queda de 0,52 por cento, a 3,8688 reais na venda.

O dólar futuro avançava cerca de 0,4 por cento.

"O mercado está trabalhando com respingo do centrão e do pessoal aliado à oposição barrando a votação da admissibilidade (da PEC da reforma da Previdência). Não traz um bom ânimo. É preciso lembrar que isso estava para ser visto antes do Carnaval", afirmou o operador de câmbio da Advanced Corretora, Alessandro Faganello.

A votação da admissibilidade da reforma da Previdência na CCJ ficou para a semana que vem, disseram líderes na segunda-feira, após terem selado um acordo que permitirá que a proposta seja discutida sem turbulências.

Na véspera, após uma inversão da pauta, que inicialmente trazia a Previdência como primeiro item, os deputados da comissão aprovaram a PEC do Orçamento impositivo, que seguirá agora para uma comissão especial antes de ser enviada ao plenário da Câmara.

O líder do governo na Câmara, deputado Major Vitor Hugo (PSL-GO), disse que as sessões desta terça e quarta-feiras serão dedicadas a debater a reforma na CCJ, para então se avaliar o cenário após o feriado da Páscoa.

Um outro item da agenda que concentra a atenção de investidores é a reunião entre o governo e a Petrobras, quando a petroleira deve dar uma explicação sobre o aumento do diesel anunciado na semana passada e cancelado após intervenção do presidente Jair Bolsonaro.

"O investidor estrangeiro não é adepto a nenhum tipo de interferência do governo em estatais, isso levanta dúvidas sobre quão liberal é o governo", explicou Faganello.

Na avaliação dele, os mercados devem se acalmar se houver uma sinalização contundente da parte do governo de que não há ou haverá uma política intervencionista na estatal.

Na véspera, o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, negou que tenha havido intervencionismo do governo, alegando que Bolsonaro fez um alerta sobre riscos, mas que a decisão foi tomada pela diretoria da estatal.

No exterior, há elevado apetite por risco, impulsionado por otimismo ligado às negociações comerciais entre Estados Unidos e China e dados chineses positivos, que amenizam temores de desaceleração na economia do país asiático.

"Não fosse o relativo bom humor externo, onde BCs cautelosos e otimismo no âmbito comercial embasam busca por risco, este último muito provavelmente estaria mais próximo de 4,00 reais do que no atual patamar", avaliou a corretora H.Commcor em nota.

O Banco Central vendeu o lote integral de 5.350 contratos de swap cambial tradicional ofertados nesta terça-feira em operação de rolagem do vencimento maio. Em 12 leilões neste mês, o BC já vendeu 3,210 bilhões de dólares nesses contratos. O lote a expirar em 2 de maio é de 5,343 bilhões de dólares.

(Por Laís Martins)