IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

UE elabora lista de tarifas sobre US$20 bi em produtos dos EUA devido a subsídios à Boeing

17/04/2019 09h19

Por Philip Blenkinsop

BRUXELAS (Reuters) - Bolsas, tratores, pás e peixes fazem parte de uma lista de 11 páginas de importações norte-americanas, totalizando 20 bilhões de dólares, que a União Europeia disse nesta quarta-feira que podem ser tarifadas em uma disputa transatlântica sobre subsídios para aviões.

Os Estados Unidos e a União Europeia têm se enfrentado há quase 15 anos na Organização Mundial do Comércio devido a subsídios dados à fabricante de aviões Boeing e sua rival europeia Airbus.

Depois de vitórias parciais para os dois lados, cada um pede a um árbitro da OMC que determine o nível de contramedidas que eles podem impor ao outro.

O governo dos EUA propôs na semana passada uma lista de sete páginas de produtos da UE para serem tarifados, que vão desde grandes aviões até produtos lácteos e vinho, para compensar os danos causados pelos subsídios da UE à Airbus, estimados em 11 bilhões de dólares.

Bruxelas respondeu com sua própria lista de cerca de 20 bilhões de dólares em importações dos EUA, incluindo produtos agrícolas de frutas secas a ketchup, aviões, peixes, tabaco, bolsas, malas, tratores, helicópteros e consoles de videogame.

A lista publicada estará aberta a consultas até 31 de maio e poderá ser revisada.

"A UE continua aberta a discussões com os EUA, desde que estas não tenham condições prévias e visem a um resultado justo", afirmou a comissária de Comércio da UE, Cecilia Malmstrom, em comunicado.

Em ambos os casos, os árbitros da OMC ainda não definiram um valor, mas o caso dos EUA contra a Airbus está mais avançado, com uma decisão possível de ser tomada em junho ou julho. O caso da UE contra a Boeing pode sair no início de 2020.

Ambos os lados disseram que preferem um acordo que não leve à imposição de tarifas.