IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Índices da China têm maior queda em quase 4 semanas por temores sobre política monetária

22/04/2019 07h31

XANGAI (Reuters) - O mercado acionário da China caiu nesta sexta-feira da máxima em 13 meses, registrando a pior sessão em quase quatro semanas, uma vez que declarações levantaram os temores de investidores de que Pequim vai desacelerar o ritmo de afrouxamento monetário após alguns sinais de estabilização.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, teve queda de 2,31 por cento, enquanto o índice de Xangai caiu 1,7 por cento, ambos registrando a maior queda diária desde 25 de março.

A China vai manter o suporte para a economia, que ainda enfrenta "pressão de baixa" e dificuldades após crescimento melhor do que o esperado no primeiro trimestre, disse na sexta-feira o politburo, importante órgão de decisão do Partido Comunista.

Mas também afirmou que as autoridades tentarão adotar um equilíbrio entre estabilização do crescimento econômico, promoção de reformas e controle de riscos.

Acrescentou que a China avançará com a desalavancagem estrutural e impedirá a especulação no mercado imobiliário, sugerindo que a atenção pode estar se voltando para os riscos da dívida que qualquer medida de estímulo adicional possa criar.

A tendência de aperto marginal na política monetária da China está bastante clara, uma vez que o politburo mencionou "desalavancagem estrutural" de novo e depois de o banco central retirar liquidez recentemente via operações de mercado aberto, disse em nota a Shanxi Securities.

. Em TÓQUIO, o índice Nikkei avançou 0,08 por cento, a 22.217 pontos.

. Em HONG KONG, o índice HANG SENG permaneceu fechado.

. Em XANGAI, o índice SSEC perdeu 1,70 por cento, a 3.215 pontos.

. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, retrocedeu 2,31 por cento, a 4.025 pontos.

. Em SEUL, o índice KOSPI teve valorização de 0,02 por cento, a 2.216 pontos.

. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou alta de 0,18 por cento, a 10.987 pontos.

. Em SINGAPURA, o índice STRAITS TIMES valorizou-se 0,30 por cento, a 3.357 pontos.

. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 não teve operação.