IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Governos da zona do euro estão preocupados com baixo crescimento da Itália, diz Eurogrupo

23/04/2019 11h24

LISBOA (Reuters) - A zona do euro está preocupada com o crescimento econômico fraco da Itália e precisa que Roma implemente seus planos orçamentários "com credibilidade", disse o presidente do grupo de ministros das Finanças do bloco, Mario Centeno.

Em entrevista à Reuters, Centeno, que lidera os 19 ministros do Eurogrupo, disse ser essencial que a terceira maior economia da zona do euro volte a crescer ao mesmo tempo em que atinge suas metas orçamentárias.

"É um desafio com o qual nunca devemos ser complacentes e é por isso que existe preocupação. É aí que está o grande desafio da economia italiana --crescer", disse ele.

Centeno falou no final da segunda-feira, na véspera de uma reunião de gabinete em Roma para discutir medidas de estímulo. Essa reunião deve tratar de isenções tributárias, incentivos a investimentos e alívio da dívida para governos locais.

A Itália apresentou no ano passado um orçamento para 2019 com grandes gastos, afetando o euro e outros mercados financeiros, mas até agora teve pouco impacto sobre o crescimento. A economia caiu em recessão técnica no final de 2018.

(Reportagem de Axel Bugge e Sergio Gonçalves)