IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Petroleira Occidental oferece US$57 bi pela Anadarko, superando Chevron

24/04/2019 10h59

Por Debroop Roy

(Reuters) - A produtora de petróleo e gás Occidental Petroleum superou a Chevron pela aquisição da Anadarko Petroleum ao anunciar nesta quarta-feira uma oferta de 57 bilhões de dólares, o que levanta a perspectiva da primeira batalha hostil por uma grande companhia de petróleo em anos.

A surpreendente proposta de 76 dólares por ação veio depois que a Occidental disse repetidamente nas últimas semanas que vinha tentando atrair a Anadarko em um esforço para se tornar a maior produtora de petróleo na bacia Permiana, no oeste do Texas, onde a produção cresceu nos últimos anos.

A oferta da Occidental fez com que o preço das ações da Anadarko no pré-mercado subisse mais de 14 por cento, sendo negociadas em 73 dólares, bem acima da oferta de 65 dólares feita pela Chevron.

A empresa disse que aumentou a oferta em dinheiro para 50 por cento, acima das propostas anteriores. O anúncio da Chevron compreendeu 25 por cento de caixa e 75 por cento de ações.

Um acordo faria da Occidental a maior produtora na lucrativa área de Permiana, com produção total de 533 mil barris de óleo equivalente por dia, informou a empresa.

A Occidental disse nesta quarta-feira em uma carta ao conselho da Anadarko que havia feito duas propostas de "valor significativamente mais alto" do que a feita pela Chevron desde 8 de abril.

A Anadarko também seria obrigada a pagar à Chevron uma taxa de 1 bilhão de dólares se sua diretoria optar pela oferta da Occidental.