IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Vodafone encontrou falhas de segurança nos equipamentos da Huawei em 2011/2012

30/04/2019 11h29

(Reuters) - O grupo de telecomunicações Vodafone encontrou falhas de segurança em equipamentos fornecidos pela chinesa Huawei em sua operação italiana em 2011 e 2012, disseram as duas empresas nesta terça-feira.

A Vodafone, segunda maior operadora de telefonia móvel do mundo, informou que encontrou vulnerabilidades de segurança em dois produtos e que ambos os incidentes foram resolvidos rapidamente.

A Huawei, maior produtora de equipamentos de telecomunicações do mundo, está sob intensa vigilância depois que os Estados Unidos disseram aos aliados para não usarem sua tecnologia por temerem que ela possa ser um veículo para a espionagem chinesa. A Huawei negou categoricamente tais acusações.

A Vodafone fez uma pausa na implantação do equipamento da Huawei em suas principais redes em janeiro, enquanto o grupo britânico espera que os governos ocidentais concedam à empresa chinesa total autorização de segurança.

As duas empresas disseram ter encontrado vulnerabilidades de software em 2011 e 2012 que foram corrigidas pela Huawei.

A Vodafone disse não ter encontrado nenhuma evidência de acesso não autorizado e que a Huawei não poderia ter acessado a rede fixa na Itália sem permissão.

"Os problemas foram identificados por testes de segurança independentes, iniciados pela Vodafone como parte de nossas medidas de segurança rotineiras, e consertados pela Huawei na época", disse um porta-voz da Vodafone.

A Vodafone disse que a vulnerabilidade se deve ao uso do Telnet, um protocolo comumente usado por muitos fornecedores para realizar funções de diagnóstico. Ele permite que os fabricantes de equipamentos se comuniquem com seus produtos depois de terem sido implantados.

(Por Kate Holton e Jack Stubbs)