Estoque de crédito no Brasil fica estável em abril, diz BC
Por Marcela Ayres
BRASÍLIA (Reuters) - O estoque total de crédito no Brasil ficou estável em abril sobre março, a 3,268 trilhões de reais, divulgou o Banco Central nesta quarta-feira, com a retração nos financiamentos a empresas ofuscando o apetite demonstrado pelas famílias.
No mês, o estoque de crédito a pessoas físicas subiu 0,8% sobre março. Para as pessoas jurídicas, houve queda de 1,1% na mesma base de comparação.
No acumulado dos quatro primeiros meses do ano, o saldo geral de financiamentos no país teve crescimento de 0,3%, enquanto em 12 meses a expansão foi de 5,4%.
Em março, o BC previu um crescimento do crédito de 7,2% em 2019, percentual que repetiu na véspera em seu Relatório de Economia Bancária.
Em relação ao custo dos financiamentos no país, os juros médios caíram ligeiramente em abril, a 38,9% ao ano, contra 39,0% no mês anterior. O dado considera apenas o segmento de recursos livres, no qual as taxas são definidas livremente pelas instituições financeiras.
O spread, que mede a diferença entre a taxa de captação dos bancos e a cobrada a seus clientes, teve recuo de 0,2 ponto percentual no mesmo segmento, a 31,4 pontos percentuais.
Por sua vez, a inadimplência em recursos livres caiu a 3,8%, ante 3,9% em abril, informou o BC.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.