IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

BC diz que não há projeto para moeda única entre Brasil e Argentina

07/06/2019 09h01

SÃO PAULO/BUENOS AIRES (Reuters) - O Banco Central informou que não há projetos nem estudos em andamento para uma união monetária entre Brasil e Argentina, após o presidente Jair Bolsonaro ter afirmado que foram iniciadas negociações nesse sentido entre os governos de ambos os países.

Durante visita à Argentina, Bolsonaro afirmou a jornalistas na noite de quinta-feira (6) que o ministro da Economia, Paulo Guedes, deu "o primeiro passo para um sonho de uma moeda única na região do Mercosul, o peso-real", e um porta-voz do Ministério das Finanças da Argentina confirmou negociações nesse sentido.

"Estamos trabalhando nisso no médio a longo prazo", disse o porta-voz argentino à agência de notícias Reuters. A proposta poderia incluir Uruguai e Paraguai, outros parceiros do Mercosul, de acordo com a mídia.

Pouco depois, o BC divulgou nota afirmando que não há projetos nesse sentido.

"Há tão somente, como é natural na relação entre parceiros, diálogos sobre estabilidade macroeconômica, bem como debates acerca de redução de riscos e vulnerabilidades e fortalecimento institucional", disse a nota.

(Por Camila Moreira e Nicolas Misculin; Edição de Pedro Fonseca)

Entenda como funciona o câmbio do dólar

UOL Notícias