IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Início de construção de casas nos EUA bate em agosto máxima em 12 anos

18/09/2019 10h09

Por Lucia Mutikani

WASHINGTON (Reuters) - A construção de moradias nos Estados Unidos saltou em agosto para uma máxima em mais de 12 anos, com aumento da construção de moradias para uma ou várias famílias, num sinal de que taxas mais baixas de hipotecas finalmente estão dando um impulso ao mercado imobiliário, que tem passado por dificuldades.

O início de construção de moradias aumentou 12,3%, para uma taxa anual ajustada sazonalmente de 1,364 milhão de unidades no mês passado, nível mais alto desde junho de 2007, informou o Departamento de Comércio nesta quarta-feira.

Economistas consultados pela Reuters previam que o início de construção de moradias avançaria em agosto para um ritmo de 1,250 milhão de unidades.

Os dados de julho foram revisados. O início de construção caiu em julho para um ritmo de 1,215 milhão de unidades, em vez de diminuir a uma taxa de 1,191 milhão de unidades, conforme relatado anteriormente.

As concessões de alvarás para construção aumentaram 7,7% em agosto, para uma taxa de 1,419 milhão de unidades em agosto, nível mais alto desde maio de 2007.

O mercado imobiliário, o setor mais sensível à taxa de juros, até agora mostrava poucos sinais de se beneficiar da flexibilização da política monetária do Federal Reserve, movimento que tem reduzido as taxas de hipoteca das máximas em vários anos alcançadas ano passado.

Economistas e construtoras culparam o desempenho medíocre diante da falta de terra e mão de obra. Contudo, uma pesquisa divulgada na terça-feira mostrou aumento de confiança entre os construtores de casas em setembro, que relataram uma demanda sólida por moradias.

As construtoras, no entanto, disseram que "continuam a enfrentar os desafios contínuos do lado da oferta que impedem a acessibilidade das moradias, incluindo a escassez de lotes e mão de obra".

Elas também observaram que a guerra comercial entre os Estados Unidos e a China --que já dura um ano e reduziu a produção manufatureira-- estava "contendo a construção de casas em algumas partes do país".

A taxa prefixada para hipoteca de 30 anos caiu mais de 130 pontos-base, para uma média de 3,56%, segundo dados da agência de financiamento hipotecário Freddie Mac.

É provável que outras quedas aconteçam com a expectativa de que o Fed corte novamente as taxas de juros nesta quarta-feira, a fim de atenuar o impacto das tensões comerciais EUA-China sobre a economia.