IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Auditor aposentado José Barroso Tostes Neto será novo secretário da Receita, diz fonte

José Barroso Tostes Neto, novo secretário da Receita Federal - Pedro França - 13.mai.2015/Agência Senado
José Barroso Tostes Neto, novo secretário da Receita Federal Imagem: Pedro França - 13.mai.2015/Agência Senado

Marcela Ayres

Em Brasília

20/09/2019 12h24Atualizada em 20/09/2019 13h36

O auditor fiscal aposentado José Barroso Tostes Neto, especialista em gestão fiscal e municipal do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), será o novo secretário especial da Receita Federal, assumindo o posto deixado por Marcos Cintra, informou à Reuters uma fonte com conhecimento direto do assunto nesta sexta-feira.

O anúncio será formalizado pelo Ministério da Economia, acrescentou a fonte, que falou em condição de anonimato.

No BID, Tostes Neto chefia equipe de projetos para o desenvolvimento, processamento, negociação e avaliação da gestão fiscal e subnacional. Ele atuou como auditor fiscal até 2011, tendo assumido o cargo de secretário de Fazenda do Pará em seguida, no governo de Simão Jatene (PSDB), onde ficou até 2015.

No início desta semana, o presidente Jair Bolsonaro disse querer que um nome da própria Receita assumisse o comando do órgão, o que tirou o favoritismo da advogada Vanessa Canado, até então uma das mais cotadas para a função.

"A única interferência minha agora na Receita é que eu quero alguém da Receita para estar à frente da Receita", disse Bolsonaro em entrevista ao Jornal da Record veiculada na noite de segunda-feira.

No ano passado, Tostes Neto se candidatou à lista tríplice organizada pelo Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais (Sindifisco) para o cargo de secretário da Receita, mas não ficou entre os mais votados.