IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Crescimento da atividade empresarial na França tem inesperada desaceleração em setembro

23/09/2019 08h12

PARIS (Reuters) - A atividade empresarial na França se expandiu em ritmo mais lento do que o esperado em setembro, com o crescimento do setor manufatureiro quase paralisando, mostrou uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira.

O compilador de dados IHS Markit disse que seu índice preliminar de gerentes de compras (PMI) caiu a 51,3 em setembro, de 52,9 em agosto, ficando abaixo do número médio de 52,7 previsto por economistas consultados pela Reuters.

A leitura foi a mais baixa em quatro meses, embora o índice tenha permanecido acima do limite de 50 pontos, que separa expansão de contração na atividade.

A fraqueza foi motivada pelo setor manufatureiro, onde a atividade mal ficou no território de expansão, com uma leitura de 50,3, após 51,1 em agosto. Ficou aquém da previsão média para 51,2.

O dominante setor de serviços teve desempenho melhor, mas também veio mais fraco (51,6), ante 53,4 em agosto e expectativa de 53,2.

"Com as empresas de serviços registrando o menor aumento de atividade desde maio, os temores de efeitos negativos vindos do setor manufatureiro estão se concretizando", disse o economista do IHS Markit Eliot Kerr.

"Qualquer intensificação desses efeitos provavelmente reduziria o crescimento econômico daqui para frente", acrescentou.

(Por Leigh Thomas)