IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ibovespa avança com Trump sinalizando solução em guerra comercial

25/09/2019 17h06

Por Peter Frontini

SÃO PAULO (Reuters) - Após registrar tendência negativa durante a maior parte da sessão, o Ibovespa fechou em alta nesta quarta-feira, em linha com mercados norte-americanos, impulsionado por desdobramentos positivos no conflito comercial entre Estados Unidos e China.

O Ibovespa subiu 0,58%, a 104.480,98 pontos. O volume financeiro da sessão somou 14,1 bilhões de reais.

Mercados acionários se animaram após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, dizer que um acordo comercial com a China pode acontecer mais cedo do que as pessoas pensam. "Eles querem muito fazer um acordo ... Isso pode acontecer mais cedo do que vocês pensam", disse Trump em Nova York.

O presidente da Federal Reserve de St. Louis, James Bullard, afirmou que um acordo no embate comercial ainda pode "levar um tempo", além de que deseja outro corte de 25 pontos base na taxa de juros até o fim do ano.

Em Wall Street, o S&P 500 avançou 0,61%, em sessão também marcada por volatilidade no início do dia.

No plano doméstico, o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que o governo tem um plano de reforma tributária praticamente pronto, adicionando que a ideia é trabalhar a proposta em comissão mista de Câmara dos Deputados e Senado.

Um dado mostrou que o Brasil registrou criação líquida de 121.387 vagas formais de emprego em agosto, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), no melhor dado para o mês desde 2013, embalado pelo setor de serviços.

DESTAQUES

- VALE ON ganhou 1,98%, ajudada por decisão do Tribunal Superior inglês de que a mineradora pode prosseguir com a execução da sentença arbitral de 2 bilhões de dólares contra a BSG Resources (BSGR) no país.

- MARFRIG ON perdeu 0,79%, JBS avançou 0,97% e BRF ON evoluiu 1,66%. Além das expectativas benignas para a demanda com o surto de peste suína africana na China, o Citi elevou o preço-alvo das três empresas.

- PETROBRAS PN subiu 0,26%.

- BANCO DO BRASIL caiu 0,65%. BRADESCO teve alta de 0,65% e ITAÚ UNIBANCO PN avançou 1,17%.

- B2W ON caiu 3,75%, com o setor de varejo registrando viés negativo após ganhos fortes na véspera. MAGAZINE LUIZA ON perdeu 0,14%.

- VIA VAREJO ON avançou 2,28%, sendo a exceção do setor. O maior acionista e presidente do conselho de administração da empresa, Michael Klein, está considerando vender a operação do Extra.com de volta para o GPA.

- EMBRAER ON subiu 0,87%. A empresa afirmou pela manhã que a greve de trabalhadores na fábrica de São José dos Campos (SP) iniciada na véspera, foi suspensa.