IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Bunge, CJ Selecta e Sodrugestvo estão interessados em ativos da Imcopa, dizem fontes

25/10/2019 13h02

Por Ana Mano

SÃO PAULO (Reuters) - Ao menos três empresas demonstraram interesse em adquirir dois ativos da Imcopa Importação, Exportação e Indústria de Óleos, uma das maiores processadores de soja não geneticamente modificada do Brasil, segundo duas fontes a par do assunto.

Os três potenciais interessados são a norte-americana Bunge, a CJ Selecta, controlada pela sul-coreana CJ Cheiljedang, e a unidade local da empresa russa Sodrugestvo, de acordo com duas pessoas, que pediram anonimato para falar abertamente.

A Bunge e a Sodrugestvo não responderam imediatamente a um pedido de comentário. A Imcopa e a CJ Selecta não quiseram se pronunciar.

Os ativos à venda estão vinculados a dívidas da Imcopa que somam 1,043 bilhão de reais em valores atualizados até 31 de dezembro de 2018.

As plantas, que vinham sendo operadas pela Cervejaria Petrópolis por meio de um contrato de leasing, estão à venda para pagar credores, conforme o estipulado no plano de recuperação da empresa aprovado por eles em 2017.

De acordo com o plano, o arrendatário se manterá como explorador exclusivo das plantas até a alienação judicial e data de início das operações das unidades da Imcopa, ocasião em que será encerrado o respectivo contrato de arrendamento.

A Cervejaria Petrópolis, que briga na justiça para manter o arrendamento até 2024, preferiu não se pronunciar.

As propostas fechadas para aquisição das fábricas da Imcopa deverão ser entregues pelos interessados no dia 4 de dezembro, de acordo com o edital de venda.

O preço mínimo de cada planta foi estipulado em 25 milhões de reais. Segundo avaliação contida no plano de recuperação judicial da empresa, aprovado por credores há quase dois anos, o valor combinado de ambas é 536,3 milhões de reais.

De acordo com as regras do leilão, as plantas de Araucária e Cambé podem ser vendidas para compradores diferentes.

Porém, se houver proposta válida para apenas uma delas, a venda não é concretizada e uma nova assembleia de credores deverá ser realizada.