IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Gasolina sobe nos postos após duas semanas de baixa, diz ANP; diesel avança

Youse
Imagem: Youse

Luciano Costa

em São Paulo

01/11/2019 20h14

Os preços da gasolina nos postos pelo Brasil avançaram 0,18% nesta semana, para 4,386 reais por litro, após terem recuado nas duas semanas anteriores, mostraram dados da reguladora Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) nesta sexta-feira.

Já o diesel, combustível mais utilizado no país, também teve leve alta nas cotações médias, de 0,05%, para 3,714 reais por litro, na nona semana consecutiva de aumento.

O maior preço do diesel vem apesar de duas reduções seguidas pela Petrobras dos valores do produto em suas refinarias. A estatal cortou os preços em 3% a partir desta sexta-feira, na sequência de redução anterior, de cerca de 1,5%, em 25 de outubro.

O repasse dos ajustes de preço nas refinarias para o consumidor final nos postos, no entanto, não é imediato e ainda depende de diversos fatores, como impostos, margens de distribuição e revenda e mistura de biocombustíveis.

Na gasolina, a última mudança nas cotações da Petrobras foi em 27 de setembro, com alta de cerca de 2,5%.

No etanol, concorrente direto da gasolina nas bombas, os preços tiveram leve avanço, de 0,03%, para 2,928 reais por litro.