IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Rosengren, do Fed, vê economia dos EUA "em muito boa forma"

11/11/2019 11h57

Por Gwladys Fouche

OSLO (Reuters) - O presidente do Federal Reserve de Boston, Eric Rosengren, disse nesta segunda-feira que a economia norte-americana está em boas condições e que nada que ele viu nos dados recentes mudará sua visão de que o último corte de juros pelo Fed não era necessário.

"Eu vejo a economia dos Estados Unidos como em muito boa forma no momento", disse Rosengren à Reuters após um discurso em Oslo. O Produto Interno Bruto "parece que vai crescer em torno do potencial".

Em Oslo para uma conferência de regulação financeira organizada pelo Norges Bank, o banco central norueguês, Rosengren se recusou a dizer se ele apoiará ou não uma decisão esperada para a próxima reunião do Fed em dezembro de deixar a taxa de juros inalterada.

"Eu não tomo decisões até a reunião", afirmou ele, que se opôs a cada um dos três cortes nos juros do Fed este ano.

Ele também disse que é improvável que o banco central dos Estados Unidos reduza a taxa de juros a território negativo para combater uma crise econômica.

A prevalência de taxas negativas na Europa, no entanto, deixa menos margem de manobra para o Fed, disse Rosengren em resposta a uma pergunta da plateia após um discurso em uma conferência de regulamentação financeira organizada pelo Norges Bank, o banco central norueguês.

Rosengren disse que, pessoalmente, não estaria disposto a optar por taxas negativas. Seu discurso se concentrou na regulamentação bancária, e não na política monetária norte-americana ou nas perspectivas econômicas.