IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ibovespa avança após recorde de fechamento; Hypera lidera altas após aquisição

18/12/2019 10h20

Por Peter Frontini

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa operava em leve alta nesta quarta-feira, após recuar no começo do pregão, com a cautela ditando o ritmo dos negócios após o índice renovar máxima de fechamento na véspera.

Por volta de 11h27, o Ibovespa subia 0,20%, aos 112.836,12 pontos. O volume financeiro era de 6,779 bilhões reais, em dia de vencimento de opções sobre o índice e o índice futuro.

O mercado aguarda nesta quarta-feira a votação da Câmara dos Deputados dos EUA para aprovar o impeachment do presidente Donald Trump em resultado das acusações de abuso de poder e obstrução de um inquérito do Congresso.

Apesar da provável aprovação na Câmara, o processo não deve passar no Senado norte-americano, "onde grande parte dos representantes são republicanos", afirmaram analistas da Terra Investimentos, em nota.

No Brasil, o Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) subiu 2,06% na segunda prévia de dezembro, acima das expectativas do mercado, após cair 0,01% no mesmo período do mês anterior, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV).

Analistas da Levante Investimentos afirmaram que tal aceleração da inflação deveria ser menos provável diante da alta taxa de desemprego, dos salários baixos e da ampla capacidade ociososa.

"Se os índices persistirem em ficar acima do previsto, isso pode comprometer a trajetória declinante das taxas de juros".

DESTAQUES

- MARFRIG ON despencava 3,55%, após a empresa precificar em 10 reais sua oferta pública de ações primária e secundária. Na véspera, os papéis da companhia fecharam a 10,70 reais. No setor, JBS ON avançava 1,84%.

- ELETROBRAS PNB recuava 2,76%, após notícia de que o projeto de lei da privatização da empresa está travado no Congresso devido à resistência do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), em colocá-lo em votação caso não existam sinais de que a matéria pode ter apoio mínimo no Senado, de acordo com reportagem do jornal Valor econômico.

- ITAÚ UNIBANCO PN recuava 0,44%, enquanto, do lado oposto, BRADESCO PN subia 0,57%.

- HYPERA PHARMA ON saltava 3,66%, liderando as altas da sessão. A farmacêutica anunciou a compra das populares marcas de medicamentos Buscopan da europeia Boehringer Ingelheim, em uma transação que inclui outros ativos e que foi acertada por 1,3 bilhão de reais.

- VIA VAREJO ON avançava 1,73%, seguindo a forte tendência de alta da empresa nas últimas semanas, após breve pausa para ajustes na sessão da véspera. No setor varejista, MAGAZINE LUIZA ON ganhava 1,80%, enquanto B2W GLOBAL ON recuava 0,53%.

- Fora do índice, RANDON PART PN avançava 2,53%, após sua controlada Fras-Le anunciar na véspera a aquisição da Nakata Automotiva por 457 milhões de reais. A FRAS-LE ON saltava 9,80%.