IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Knot diz que política do BCE de juros baixos corre risco de se tornar contraprodutiva

23/12/2019 09h13

AMSTERDÃ (Reuters) - As taxas de juros na zona do euro podem permanecer historicamente baixas por anos, mas a política monetária ultrafrouxa do Banco Central Europeu (BCE) corre o risco de se tornar contraprodutiva, afirmou o membro do Conselho do banco, Klaas Knot, em entrevista publicada nesta segunda-feira.

"Eu não tenho uma bola de cristal, mas não posso descartar que o ambiente atual de juros baixos pode durar mais cinco anos", disse Knot ao jornal holandês De Volkskrant.

"Isso me preocupa, porque taxas de juros temporariamente baixas são algo bastante diferente de juros persistentemente baixos."

O presidente do banco central holandês disse que as taxas baixas atuais levam a risco excessivo entre os investidores, enquanto gerações mais novas por outro lado podem se sentir forçadas a continuar aumentando sua poupança.

"De uma perspectiva macroeconômica, isso seria indesejável", disse Knot. "E também é um exemplo de como nossa política de juros baixos pode eventualmente dar um tiro no pé. Se as pessoas começarem a poupar mais em resposta aos juros baixos, isso vai acrescentar pressão de baixa sobre a inflação."

Knot é um crítico frequente da política monetária ultrafrouxa do BCE, e disse neste ano que as novas medidas de estímulo são desproporcionais.

(Reportagem de Bart Meijer)