IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Bolsonaro diz que vai aos EUA buscar solução energética para Roraima

20.dez.2019 - O presidente Jair Bolsonaro durante cerimônia das Forças Armadas no Palácio do Planalto - Evaristo Sa/AFP
20.dez.2019 - O presidente Jair Bolsonaro durante cerimônia das Forças Armadas no Palácio do Planalto Imagem: Evaristo Sa/AFP

03/01/2020 11h09

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou em entrevista na manhã de hoje que vai em fevereiro aos Estados Unidos para visitar empresários que vão lhe apresentar uma possível solução energética para o estado de Roraima, que não está conectado ao sistema elétrico nacional.

Ele disse que buscará solução para o abastecimento de energia de Roraima, que atualmente se vale principalmente de termelétricas enquanto aguarda a construção de uma linha de transmissão que deverá passar por reserva indígena.

O presidente disse também que neste mês está prevista sua ida ao Fórum Econômico Mundial de Davos e, posteriormente, uma viagem à Índia.

Ele destacou que a Índia é um país que tem um comércio enorme e está interessado em abrir mais portas para o Brasil.

Relações com a Argentina

Bolsonaro afirmou que está à disposição de conversar com o presidente da Argentina, Alberto Fernández, com quem teve desentendimentos públicos desde a corrida eleitoral do país vizinho.

Ele destacou que há um bom comércio entre os dois países em várias áreas. "Espero que as medidas que estão tomando lá de sobretaxar a exportação de grãos e o trigo também não valha para nós", afirmou.

O presidente disse ainda que não está previsto um encontro entre ele e Alberto Fernández, mas mostrou-se simpático à aproximação.

"Não está previsto, mas não me furtaria. Se quiser falar comigo, eu o receberia com todas as honras que um chefe de Estado merece", declarou.

Na saída da entrevista, Bolsonaro afirmou que iria visitar a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, que está no hospital após passar por um procedimento cirúrgico.

(Por Ricardo Brito; Edição de Pedro Fonseca e Roberto Samora)

Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.
Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.
Mais podcasts do UOL no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas