IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Vale fecha acordo precificado em iuan para oferta de minério de ferro à chinesa HBIS

22/01/2020 15h39

PEQUIM (Reuters) - A HBIS, segunda maior siderúrgica da China, afirmou nesta quarta-feira que o braço comercial da empresa assegurou duas cartas de crédito para adquirir minério de ferro da Vale em um contrato de 200 milhões de iuanes (29 milhões de dólares), precificado na moeda chinesa.

A China, maior consumidora de minério de ferro do mundo, está tentando aumentar sua influência sobre a precificação da matéria-prima siderúrgica, para a qual os contratos costumam ser firmados em dólar. O acordo com a Vale marca o primeiro negócio da HBIS em iuanes com um fornecedor internacional.

Uma das cartas de crédito --emitidas por bancos para garantir o pagamento por uma commodity-- tem origem em Hong Kong, enquanto a outra provém da China, disse a HBIS em sua conta oficial no WeChat. A empresa não especificou o volume das compras ou a duração do contrato.

A Vale assinou em novembro passado seu primeiro acordo para vender minério de ferro em iuan, que consistiu em uma transação no mercado físico ("spot") para oferta ao grupo chinês Yongfeng, utilizando o preço do minério de ferro vigente na bolsa de commodities de Dalian.

A HBIS acrescentou que está em estreitas comunicações com outras mineradoras internacionais a respeito de acordos em iuanes.

(Por Tom Daly e Min Zhang)