IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Bitcoin despenca mais de 20% com pânico do mercado

Tom Wilson

12/03/2020 13h14Atualizada em 12/03/2020 13h14

LONDRES (Reuters) - O bitcoin despencava nesta quinta-feira em meio a uma volatilidade intensa nos mercados de criptomoedas disparada por venda generalizada de ativos diante de temores de que os efeitos da pandemia de coronavírus persistam.

A mais importante moeda digital do mundo despencou 25% mais cedo e às 11h52 (horário de Brasília) mostrava queda de 23,1%, a 6.100 dólares, rumando para a maior perda diária em cinco anos.

O bitcoin acumulou perda de mais de 30% nos últimos cinco dias, superando perdas acentuadas de ativos como petróleo e ações.

"Estamos vendo movimento de fuga do risco em todos os mercados", disse Jamie Farquhar, gestor de portfólio na empresa de criptomoeadas NKB. "Bitcoin certamente não é imune a isso."

Outras criptomoedas, que costumam acompanhar a bitcoin, também registravam fortes quedas.

A segunda mais importante moeda digital, ethereum, recuava 28%, enquanto a XRP, usada pelo sistema de pagamentos Ripple, afundava cerca de 21%.

A queda generalizada acontece depois que a bitcoin acumulou nas primeiras seis semanas deste ano valorização de quase 50%, uma vez que investidores acreditavam em uma combinação de fatores intrínsecos ao próprio código de programação da moeda e expectativas de aceitação ampla.

(Por Tom Wilson)