IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Minério de ferro na China devolve perdas e fecha estável por preocupação com oferta

19/03/2020 07h57

Por Enrico Dela Cruz

MANILA (Reuters) - Os futuros do minério de ferro na China devolveram fortes perdas iniciais e fecharam estáveis nesta quinta-feira, ganhando apoio após a mineradora Vale ter informado que pode ter que paralisar um centro de distribuição na Malásia como precaução contra a disseminação do coronavírus.

O contrato mais negociado do minério de ferro na bolsa de Dalian encerrou estável, a 678 iuanes (95,76 dólares) por tonelada, após ter caído 5,8% mais cedo na sessão.

Na bolsa de Cingapura, o primeiro contrato do minério de ferro reduziu as perdas para 0,3%, após ter chegado a recuar 4,1% mais cedo durante o dia.

A Vale disse na quarta-feira que um centro de distribuição na Malásia pode suspender operações até 31 de março devido a restrições de transportes impostas por autoridades e para prevenir a propagação do vírus.

A mineradora, no entanto, disse que sua produção e volumes de vendas em 2020 não devem ser afetados, apesar de um impacto negativo estimado de 800 mil toneladas nas vendas do primeiro trimestre.

O minério de ferro acumula alta de 4,9% no ano, mostrando resiliência apesar do pânico que tem atingido os mercados financeiros pelo mundo devido ao coronavírus e seus impactos econômicos, com investidores apostando em um pacote de estímulos de Pequim no setor de infraestrutura.

No aço, o contrato do vergalhão para construção na bolsa de Xangai chegou a cair 6,5% antes de fechar com recuo de 0,9%.